SUBTOTAL a função 22 em 1 do Excel

" "

Não, isso não se trata de um clickbait, SUBTOTAL a função 22 em 1 do Excel é real! Esta função consegue substituir 11 outras funções do Excel de 2 maneiras diferentes, e dependendo da sua necessidade, utilizar as funções “originais” não te trará o resultado esperado, que só a SUBTOTAL pode te dar.

As funções da SUBTOTAL

Como disse no parágrafo acima, a função SUBTOTAL consegue substituir 11 outras funções do Excel de 2 maneiras diferentes, mas com um algo a mais, que as demais funções não conseguem fazer.

Dependendo de qual das formas você deseja utilizar, a função SUBTOTAL consegue trabalhar ignorando ou não células manualmente ocultas pelo usuário, mas, sempre não considera células ocultadas por algum filtro feito na planilha.

Cada uma das funções é identificada por um número que deve ser inserido nos argumentos da SUBTOTAL. Veja as tabelas abaixo para entender.

Número (Argumento da função) Função
Considera células ocultas Ignora células ocultas
1 101 MÉDIA
2 102 CONT.NÚM
3 103 CONT.VALORES
4 104 MÁXIMO
5 105 MÍNIMO
6 106 MULT
7 107 DESVPAD.A
8 108 DESVPAD.P
9 109 SOMA
10 110 VAR.A
11 111 VAR.P

Para saber mais sobre funções de soma, indico nosso post Funções de soma e para funções de contagem recomendo o post Usando as funções de contagem.

Vídeo

Preguicite aguda de ler? Não tem problema, assista ao vídeo que está tudo explicado por lá. Mas se preferir, pode continuar a leitura mais abaixo.

Como funciona a função SUBTOTAL

A função SUBTOTAL possui 3 argumentos, sendo o terceiro opcional.

" "

SUBTOTAL(núm_função;ref1;[ref2])

Onde:

núm_função → É o número que indica qual das 22 funções da SUBTOTAL será utilizada, conforme tabela acima.

ref1 → É a referência de células ou intervalo de células que farão parte da conta.

[ref2] → Referências nomeadas (Gerenciador de Nomes do Excel) que você deseja inserir na conta. Este argumento é opcional na função SUBTOTAL.

Como usar a função SUBTOTAL

Exemplos são sempre a melhor forma de aprender e explicar. Aqui usaremos os argumentos de número 9 e 109 para o núm_função que se referem a SOMA, conforme tabela exibida acima, e para fins de comparação, utilizarei também a função padrão de SOMA do Excel.

Com a tabela da imagem abaixo fiz a soma de todos os valor de quantidade utilizando a função SUBTOTAL.

Inicialmente nada de diferente, igual a uma função SOMA normal, agora veja a diferença quando…

…Fazemos um filtro qualquer na tabela

Note que com um filtro os dois valor das diferentes fórmulas SUBTOTAL continuam iguais, porém diferentes da função normal de SOMA. Isso acontece por conta da SUBTOTAL ignorar valores filtrados. Assim você consegue facilmente analisar dados filtrados tem precisar fazer fórmulas específicas, basta filtrar os dados desejados.

Já a função SOMA, não ignora valor nenhum no filtro.

…Escondemos uma linha da tabela

A linha 6 foi oculta, note agora que as duas fórmulas SUBTOTAL apresentam valores diferentes, a primeira considera a célula oculta no cálculo, enquanto que a segunda a excluí. A função SOMA continua igual.


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

E aí, o que achou?