O que é uma função do Excel?

função do excel

Leia também...

Remover duplicados

Remover duplicados Este é um artigo sob-encomenda. Você também pode pedir o seu entrando no link Contato no menu principal do site, ou clicando aqui.

Ler »

Uma função Excel é uma fórmula predefinida que realiza cálculos usando valores específicos adicionados por você. Uma das principais vantagens de usar essas funções, é que podemos economizar bastante nosso tempo. Isso porque elas já estão prontas e não é preciso digitá-las totalmente.

Partes de uma função

Cada função possui uma estrutura, ou seja, possui uma ordem específica que você deve seguir. Só assim é possível obter um resultado correto. A lógica básica para criar uma fórmula com uma função é a seguinte:

  • Inserir o sinal de igual (=)
  • Selecionar uma função (SOMA, por exemplo, é o nome da função usada para a adição)
  • Incluir os argumentos da fórmula, ou seja, os dados que serão usados para a realização do cálculo.

Para usar essas funções da forma certa, é importante saber quais são as partes de uma função. Também é essencial saber criar o argumento para calcular valores e as referências de células.

Trabalhar com argumentos básicos

Os argumentos devem sempre estar entre parênteses (). Os valores individuais ou referências de células, devem ir separados por dois pontos ”.”, ou vírgulas.

Veja como você deverá fazer em cada caso:

Dois pontos

Cria uma referência de um intervalo de células. Por exemplo, =MÉDIA (E19:E23) calcula a média entre o intervalo das células E19 e E23.

Vírgula

Separam os valores individuais, referências de célula e intervalos entre os parênteses. Se existe mais de um argumento, é preciso separar cada um deles com uma vírgula. Por exemplo, =CONT. NÚM (C6:c14,C19:C23,C28) conta todas as células nos três argumentos quer estão entre parênteses.

Iniciantes

Na guia ”Fórmula”, no grupo ”Biblioteca de Funções”, encontramos a opção inserir função. Essa opção é válida para quem está aprendendo a trabalhar com o Excel.

Ela abrirá uma caixa oferecendo várias funções existentes e explicando para que servem, inclusive trazendo a sintaxe de cada fórmula.

Após escolher uma determinada função e clicar em ”Ok”, você será levado aos ”Argumentos de Função”. Lá você preencherá as células a serem trabalhadas.

Esse processo é mais comum para iniciantes. Pessoas mais acostumadas ao uso do Excel digitarão a função manualmente e selecionarão as fórmulas à serem calculadas. Dessa forma, elas próprias criam sua fórmula.

O Excel oferece várias categorias de funções, todas disponíveis na guia ”Fórmula”, no grupo ”Biblioteca de Funções”. E cada categoria possui diversas funções disponíveis para uso.

Quer aprender mais sobre Excel, suas fórmulas e funções? Continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais. Até a próxima!

E aí, o que achou?

Compartilhe

Planilhas prontas

Composição de custos

Calcule e analise todos os custos diretos da produção de seus produtos, seja qual for o tamanho da sua empresa e seu ramo de atuação.

Gere relatórios detalhados que exibem a composição do custo de cada produto, de forma individual ou conjunta. Melhor precifique seus produtos mantendo uma margem de lucro de que você deseja.

Faça simulações com preços de insumos e veja o impacto de cada um na composição total de seu produto final.

Saber mais »

Leia também...