Funções de soma

Leia também...

PROCV turbinado com CORRESP

PROCV turbinado com CORRESP Se você é familiarizado com a formula PROCV deve saber que ela tem algumas limitações, caso contrário clique aqui e veja nosso artigo

Ler »

Funções de soma

Fazer contas de adição é talvez uma das coisas mais simples que podemos fazer com o Excel. E existem várias funções diferentes para fazermos somas. Algumas bastante simples, outras mais complexas que conseguem substituir uma série de outros cálculos que precisaríamos fazer antes para chegar a soma que desejamos.

Só de escrever a palavra soma depois de um sinal de = (igual) que já são pelo menos 9 (nove) funções diferentes a nossa disposição.

 Funções de soma-1

Como esse artigo é destinado àqueles que não tem tanto prática com o Excel, vou focar nas três mais utilizadas, e simples, funções desta lista que são. SOMA, SOMASE SOMASES. As demais ficarão para outra oportunidade.


Função SOMA

Está é a mais simples e mais utilizada, sem dúvidas, tanto que se você só quiser visualizar a soma de algumas células nem vai precisar utilizá-la pois o Excel te mostra a soma sem ter que fazer função nenhuma. Veja na imagem.

Funções de soma-2

Note que apenas selecionando as células que eu queria fazer a soma o Excel mostrou o resultado automaticamente, além da informação de quantas das células selecionadas contêm valores (Contagem) e qual a média dos números nas células selecionadas.

Esses dados aparecem no canto direito inferior, próximo ao relógio do windows.

Mas caso você precise manter a soma aparente em alguma célula, ou utilizá-la em alguma fórmula, é necessário usar a função SOMA.

Argumentos da função

=SOMA(núm1; [núm2])

Está função tem somente um argumento, que podem ser números que digitamos dentro da função, referências a células ou intervalos.

Veja na imagem abaixo um exemplo da função SOMA no Excel e como poderíaos chegar no mesmo resultado sem utilizar a função.

Funções de soma-3

Na tabela superior temos, na célula D4 pintada de amarelo, o resultado da soma dos números da Coluna A e Coluna B pelo uso da função SOMA. E na célula B7 temos como a função foi escrita.

Já na segunda tabela temos a conta que precisaríamos fazer para chegar no mesmo resultado, que também é exibido pela célula em amarelo, D11. E logo abaixo a fórmula que teríamos de escrever para substituir a função SOMA.

Você deve concordar comigo que é muito mais fácil escrever somente =SOMA( selecionar as células com o mouse e fechar o ) do que escrever célula a célula intercaladas com o sinal de + (adição).


 Função SOMASE

Esta função funciona de forma semelhante a anterior, porém aqui podemos usar um critério para que só as células do intervalo selecionado que atenderem esse critério sejam somadas.

Argumentos da função

=SOMASE(intevalo; critérios; [intervalo_soma])

Onde:

intervalo → É o intervalo de células que contém o critério pelo qual queremos filtrar a soma.

critérios → É o critério que utilizado para filtrar a soma.

[intervalo_soma] → É o intervalo onde estão os números que queremos somar de acordo com o critério.

Antes de partirmos ao exemplo devemos saber como escrever os critérios na função.

Tipos de Critérios

O critério que determinará o que queremos somar pode ser tanto algo em texto como algo em número. Vamos supor que:

intervalo → A1:A20

critérios 50. É o critério utilizado para filtrar a soma.

[intervalo_soma] → A1:A20 – Neste caso, como este argumento é opcional (sabemos disso por estar entre […] colchetes) e o intervalo selecionado para ele é exatamente o mesmo que vamos utilizar no primeiro argumento, intervalo, poderíamos deixá-lo em branco, sem problema alguma. Mas para fins didáticos, vou escrevê-lo.

Neste caso as possibilidades que temos de montar a função são:

=SOMASE(A1:A20;50;A1:A20Somar, no intervalo de A1:A20, todas as células iguais a 50.

=SOMASE(A1:A20;<>50″;A1:A20Somar, no intervalo de A1:A20, todas as células diferentes de 50.

=SOMASE(A1:A20;>50″;A1:A20) → Somar, no intervalo de A1:A20, todas as células maiores que 50.

=SOMASE(A1:A20;<50″;A1:A20) → Somar, no intervalo de A1:A20,  todas as células menores que 50.

=SOMASE(A1:A20;>=50″;A1:A20) → Somar, no intervalo de A1:A20, todas as células maiores ou iguais a 50.

=SOMASE(A1:A20;<=50″;A1:A20) → Somar, no intervalo de A1:A20, todas as células menores ou iguais a 50.

Quando o critério é um texto (não um número) as possibilidades que temos são apenas duas.

Digamos agora que:

intervalo C10:C30

critérios → “Função Excel”. É o critério utilizado para filtrar a soma.

[intervalo_soma] → D10:D30

Note que quando utilizamos um critério de texto o primeiro e o último argumento da função tem de ser diferentes, pois não conseguimos somar um intervalo que não contém números.

Desta forma, para entendimento geral, os números estariam no [intervalo_soma] em D10:D30 e as palavras que utilizarmos de critério em intervalo em C10:C30.

As possibilidades que temos são:

=SOMASE(C10:C30;”Função Excel”;D10:D30) → Somar, no intervalo D10:D30 sempre que alguma célula em C10:C30 for igual a Função Excel.

=SOMASE(C10:C30;”<>”&”Função Excel”;D10:D30) → Somar, no intervalo D10:D30 sempre que alguma célula em C10:C30 for diferente de Função Excel.

Note que quando usando um número sem nenhum caractere especial não devemos colocá-lo entre aspas, isso faria o Excel interpretá-lo como sendo um texto e não um número.

Já no caso de usarmos texto, sempre temos de colocar as aspas, caso contrário o Excel tentará identificá-lo como sendo um número.

Para facilitar esse entendimento vamos a um exemplo.

Funções de soma-4

Na tabela acima temos alguns dados de vendas de uma empresa a alguns de seus clientes.

O que queríamos era saber quanto, em valor total, foi vendido ao cliente Agroplat.

Na célula C3 temos a função SOMASE e como ela foi utilizada, e na célula C4 o resultado dessa função, que foi elaborada da seguinte forma:

intervalo B7:B20. É o intervalo onde está o critério que queremos filtrar a soma.

critérios C2. É onde está o critério para filtrar a soma. Poderíamos ter escrito dentro da função “Agroplat”, necessariamente entre aspas, ao invés de fazer referência a outra célula, porém ao fazer isso facilitamos a visão e também caso queiramos olhar para outro cliente basta alterar o que está na célula C2.

[intervalo_soma] → G7:G20. É onde estão os n´meros que queremos somar.

O que dissemos a essa função fazer foi, sempre que alguma célula no intervalo de B7:B20 for igual ao critério Agroplat, soma a célula correspondente do intervalo G7:G20.

Ao contrário da função SOMA, esta não conseguimos substituir utilizando somente sinais matemáticos pois depende também do teste lógico SE. É possível substituí-la usando várias células com a função SE (que você pode aprender clicando aqui) mas seria extremamente inviável, principalmente para grandes quantidades de dados.


Função SOMASES

Esta é um pouco mais avançada que a anterior, mas segue os mesmos princípios, a diferença é que aqui podemos ter um ou mais critérios para filtrar a soma que queremos.

O necessário sobre Tipos de Critérios você já conheceu na função anterior, e não muda absolutamente nada aqui, apenas adicionamos mais critérios. Então vamos direto entender os argumentos dessa função e depois partir para um exemplo.

Argumentos da função

=SOMASES(intervalo_soma; intervalo_critérios1; critérios1;…)

Onde:

intervalo_soma → É o intervalo de célula onde estão os números que desejamos somar.

intervalo_critérios1 → É o intervalo de células onde está o 1º critério de filtragem.

critérios1 → É o 1º critério de filtragem.

Conforme escrevemos a função aparecerão outros intervalos de critérios e critérios, dessa forma, por exemplo:

=SOMASES(intervalo_soma; intervalo_critérios1; critérios1; intervalo_critérios2; critérios2)

Vamos ao exemplo.

Na imagem abaixo temos a mesma tabela anterior, com dados de vendas à alguns clientes de um empresa. O que queremos agora é saber quanto em valor total foi vendido de soja ao cliente Agroplat depois do dia 20/05/2015.

Funções de soma-6

A função está na célula C5 e o resultado dela na C6. Foi montada da seguinte forma.

intervalo_soma → G9:G22. É o intervalo onde estão os números que queremos somar.

intervalo_critérios1 → B9:B22. É o intervalo onde estão os nomes dos clientes, nosso 1º critério.

critérios1 → C2. Célula onde está o nome do cliente que queremos filtrar. Novamente, poderíamos ter escrito diretamente na função “Agroplat”, e novamente, pelos mesmos motivos de praticidade explicados anteriormente, não o fizemos.

intervalo_critérios2 C9:C22. É o intervalo onde estão as datas das compras, nosso 2º critério.

critérios2 “>C3″. Maior que a célula onde está a data que escolhemos como critério. Poderíamos ter escrito também “>”&”20/05/2015”, necessariamente com as aspas, que teríamos o mesmo resultado.

intervalo_critérios3 D9:D22. É o intervalo onde estão os nomes dos produtos, nosso 3º critério.

critérios3 C4. Célula onde está o nome do produto que escolhemos como critério. Poderíamos ter escrito também “Soja”, necessariamente com as aspas, que teríamos o mesmo resultado.

Em outras palavras, o que pedimos a esta função foi, some os números no intervalo de G9:G22 sempre que as células correspondentes nos intervalos B9:B22 forem iguais a Agroplat, as de C9:C22 forem maiores que 20/05/2015 e que as de D9:D22 forem iguais a Soja.


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

E aí, o que achou?

Compartilhe

Destaques da Loja

Gerador de catálogos

Com o Gerador de catálogos do Função Excel você poderá criar catálogos personalizados de maneira muito fácil e rápida.

Os catálogos são gerados em formato PDF de forma automática, basta setar as configurações desejada e o arquivo fará tudo por você.

Gere seus catálogos e alavanque suas vendas.

Saber mais »

Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018

Com o Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018 do Função Excel, você terá um planilha super confiável, segura, fácil de mexer e de visual super profissional para controlar o bolão com seus amigos, familiares e principalmente, os colegas de trabalho.

Saber mais »

Doação

Quer ajudar o Função Excel a se manter no ar, ou sente que merecemos um carinho por ter te ajudado a resolver algum problema com Excel? Que tal fazer uma doação?

Para doar mais que R$5,00 altere a quantidade de “compra” para que o número seja multiplicado por R$5,00.

Saber mais »