Formatação condicional com fórmula

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Leia também...

O poder do asterisco

O poder do asterisco Imagine as seguintes situações: Em uma base vocês tem a razão social de alguns clientes ou fornecedores e quer somar o

Ler »

Formatação condicional com fórmula

Fazer formatação condicional não é algo assim lá tão complicado no Excel, em especial para aqueles que já tem uma certa familiaridade com o programa de planilhas mais usado do mundo, afinal, o programa possui uma série de tipos de formatação condicional pré-configuradas já prontas para sair usando, basta selecionar a desejada. Agora, mesmo para esses usuários, a formatação condicional de várias células, baseada em uma apenas, ou a formatação condicional com fórmula, pode ser um terreno mais desconhecido e que afugentador.

Mas… estamos falando do Função Excel aqui, e vamos te mostrar que não é esse bicho de sete cabeças todo complicado pra fazer uma formatação condicional com fórmula.

Se você ainda não conhece nada sobre formatação condicional, recomendo esse post aqui, onde ensinamos do zero.

Como fazer formatação condicional com fórmula – Vídeo

Como já é costume, se estiver com aquela preguicite aguda de ler, ou precisa de instrução mais visual, segue o vídeo abaixo. Caso contrário, é só seguir a leitura mais abaixo.

O que é a formatação condicional com fórmula

Como o nome já sugere, formatação condicional com fórmula é formatar o número, texto, bordas e preenchimento de uma ou mais células com base em alguma fórmula a ser definida pelo usuário.

Qual a vantagem de fazer formatação condicional com fórmula

A formatação condicional normal sempre olha para a célula selecionada, ou seja, faz a formatação com base no valor inserido na própria célula que receberá a formatação condicional, além de que somente edita uma única célula.

Com a formatação condicional com fórmula isso se torna mais amplo, é possível formatar um célula com base no valor de outra célula qualquer, além de ser possível formatar várias células diferentes com base no valor de uma célula apenas, e isso faz uma grande diferença, como você verá mais adiante, ou no vídeo acima.

Como usar a formatação condicional com fórmula

Caso ainda não tenha conhecimento básico sobre formatação condicional, sugiro dar uma olhada neste post aqui, já que iremos partir do suposto que você já tem certo conhecimento sobre o que é formatação condicional e como utilizá-la.

Ao abrir o menu de formatação condicional e ao invés de selecionar aquelas opções já prontas, dessa vez vamos em “Nova Regra…”, conforme mostra a imagem

Uma janela será aberta, onde podemos configurar com mais carinho as nossas regras de formatação condicional. Mas aqui vamos olhar para a última opção disponível, que serve para criar uma formatação condicional com fórmula, com o sugestivo (e longo) nome: “Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas”, conforme mostra a imagem.

E é no campo “Formatar valore em que esta fórmula é verdadeira” que iremos inserir nossa fórmula, note que a fórmula a ser feita deve, necessariamente, ser um teste lógico de VERDADEIRO e FALSO, onde sempre que o resultado for verdadeiro, a formatação será realizada nas células selecionadas, e sempre que FALSO, nada acontecerá.

Exemplo prático

Caso tenha dúvidas nessa parte, corre lá pro vídeo, pode ser que fique mais fácil de entender o raciocínio acompanhando os passos por lá.

Temos aqui uma tabela, bem simples, com um certo cronograma, e o que queremos fazer é pintar a linha toda (onde contém dados) de vermelho, caso a data atual seja superior a data no cronograma.

Então a primeira coisa a ser feita é selecionar toda essa nossa tabela de dados, neste caso vou ignorar o cabeçalho e selecionar o intervalo B3:E8

E então faremos a nossa formatação com fórmula, para isso, seguiremos os passos já descritos anteriormente sobre como iniciar uma formatação condicional com fórmula, e lá no campo de fórmula iremos testar se a data da célula B3 é menor que a data de hoje, nossa fórmula será:
=$B3<HOJE()

É só isso mesmo, sem a necessidade da função SE uma vez que na formatação condicional com fórmula já estamos fazendo um teste lógico exatamente igual a função SE, testando se VERDADEIRO ou FALSO.

PORÉÉÉÉM…. muita atenção aos congelamentos de célula, note muito bem que cuidadosamente congelei apenas a coluna e deixei a linha livre em B3, e isso foi feito pois quero utilizar a exata mesma fórmula de formatação não só para a primeira linha da minha tabela de cronograma, mas para todo o cronograma, e quero que cada linha do meu cronograma olhe para a data correspondente daquela linha. Ou seja, quando eu “arrastar” a fórmula da formatação condicional para toda a tabela não quero que a fórmula passe a olhar outras colunas, onde a data não está, e nem continuar olhando pra mesma célula sempre, da primeira linha.

A imagem abaixo mostra como a fórmula fica quando inserida no campo de fórmulas.

Agora já posso clicar em “Formatar” e fazer a formatação que eu quiser, como faria normalmente, nesse exemplo vou somente preencher as células de vermelho.

Feita a configuração, é só clicar em OK, nossa regra de formatação condicional por fórmula já está pronta.

Agora só temos que conferir que nossa formatação condicional está sendo aplicada de forma correta nas células desejadas. Se você seguiu os passos e selecionou toda a tabela de dados antes de fazer a formatação, não deve ter mais a nada a ser feito, mas só pra garantir…. vamos abrir o Gerenciador de regras de formatação condicional, para dizer quais são as células que serão afetadas, para abrir o gerenciador, selecione uma célula onde você tem certeza que incluiu a formatação condicional (ou seleciona todas as células da planilha de uma vez) e siga os passos da imagem abaixo.

No gerenciador de regras, no campo “Aplica-se a” vamos selecionar toda a nossa tabela de cronograma, o intervalo $B$3:$E$8 conforme mostra a imagem.

Pronto, temos uma formatação condicional por fórmula, onde mais de uma célula é formatada olhando para valores contidos em uma única célula.


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

E aí, o que achou?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Planilhas prontas

Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018

Com o Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018 do Função Excel, você terá um planilha super confiável, segura, fácil de mexer e de visual super profissional para controlar o bolão com seus amigos, familiares e principalmente, os colegas de trabalho.

Saber mais »

Leia também...

Histórico de Cotações

Baixe cotações históricas de ações, índices, moedas, criptomoedas, commodities e fundos em mais de 50 bolsas de valores no mundo, direto no Excel. Selecione os parâmetros desejados e deixe o arquivo fazer o resto para você, de forma rápida, simples e organizada.

Saber mais »
Logo - Ícone

COMPARTILHE COM O MUNDO

Gostou do artigo? Não seja egoísta, compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

VOCÊ ESTÁ POR DENTRO?

Junte-se a lista de e-mails do Função Excel

Inscreva-se agora