Congelar intervalos com $

Leia também...

Seno, Cosseno e Tangente

Seno, Cosseno e Tangente Você sabe como calcular seno, cosseno e tangente no Excel? Embora exista uma função para cada um deles no Excel, não

Ler »

Congelar intervalos com $

Uma das inúmeras vantagens em usar Excel ao invés de uma planilha de papel é poder escrever uma conta matemática, por exemplo, que queremos fazer com uma variedade de valores apenas uma vez e depois simplesmente arrastar ou copiar a célula onde escrevemos tal fórmula e tudo fica pronto.

Se você já tentou fazer isso deve ter reparado que nem sempre funciona como esperamos, pois queremos que uma ou algumas das células que fazem parte da fórmula sejam fixas e assim que copiamos ou arrastamos a fórmula ela mexe todas suas referências.

É pra isso que existe o sinal de $ no Excel.

Se estiver com preguiça de ler, o vídeo abaixo explica tudo, caso contrário, é só descer mais um pouco. (O exemplo do vídeo é diferente do utilizado no texto, particularmente prefiro o vídeo).

Decidiu continuar lendo?! Então vamos lá! (No final ensino um atalho no teclado).


Veja um exemplo

Na tabela abaixo existe uma lista de sabores de sucos que são vendidos por uma empresa e a quantidade vendida de cada um no último mês.

Congelar intervalos com $-2

Na terceira coluna quero calcular quanto a venda de cada um dos sabores representa do total. Tenho somente que dividir a venda de cada sabor pela venda total geral.

Na célula D3 escrevi a fórmula que preciso que é:

=C3/C16

Ou seja, a célula D3 irá mostrar o resultado da divisão do valor que está na célula C3 pelo valor que está na célula C16.

Congelar intervalos com $-3

Agora veja o que acontece quando arrasto ou copio esta fórmula para todas os outros sabores.

A formula continua pegando corretamente a célula que contém o valor vendido de cada sabor individual, porém também desce uma célula na linha onde está o total da venda.

Congelar intervalos com $-4

Uma forma de arrumar isso seria ir ajustando as fórmulas uma a uma, mas imagine se tivéssemos uma tabela muito grande, isso seria inviável.


Para resolver usamos o $

O sinal $ serve para congelar linhas ou colunas nas fórmulas e funções do Excel.

Quando fazemos referência a uma célula podemos fazer de 4 maneiras diferentes:

=C3 Referência relativa, ao arrastar ou copiar a fórmula em linhas e em colunas tanto a linha de referência quanto a coluna de referência irão mudar.

Exemplo: Se escrevermos =C3 na célula A1 e depois copiar para a célula B2 teremos =D4. Como de A1 para B2 andamos 1 linha e 1 coluna a fórmula também andou 1 linha e 1 coluna, na mesma direção.


=$C3 Referência de coluna absoluta e linha relativa, ao arrastar ou copiar a fórmula em linhas e em colunas a referência à coluna não mudará, mas à linha sim.

Exemplo: Se escrevermos =$C3 na célula A1 e depois copiar para célula B2 teremos =$C4. De A1 para B2 andamos 1 linha e 1 coluna, porém, a fórmula andou apenas em 1 linha enquanto a coluna permaneceu fixa.


=C$3 Referência de coluna relativa e linha absoluta, ao arrastar ou copiar a fórmula em linhas e em colunas a referência à linha não mudará, mas à coluna sim.

Exemplo: Se escrevermos =C$3 na célula A1 e depois copiar para célula B2 teremos =D$3. De A1 para B2 andamos 1 linha e 1 coluna, porém, a fórmula andou apenas em 1 coluna enquanto a linha permaneceu fixa.


=$C$3 Referência de coluna e linha absoluta, ao arrastar ou copiar a fórmula em linhas e em colunas nada é alterado.

Exemplo: Se escrevermos =$C$3 na célula A1 e depois copiar para célula B2 teremos =$C$3. De A1 para B2 andamos 1 linha e 1 coluna, porém, a fórmula permaneceu inalterada.


Voltando ao nosso exemplo dos sucos

Preciso manter a linha absoluta para o divisor, já que pretendo arrastar a fórmula para baixo e não quero que a linha da referência mude.

Posso utilizar tanto $C$16 como C$16 pois não pretendo mudar a coluna, já que vou arrastar a fórmula na mesma coluna apenas.

Veja como fica.

Congelar intervalos com $-5

Colocar o sinal $ na frente da coluna ou linha de uma referência pode ser um pouco chato ou demorado as vezes. Para colocar e remover mais facilmente existe um atalho, basta deixar o cursor (barrinha que fica piscando quando estamos escrevendo no computador) em cima da referência que você escreveu em uma fórmula e apertar a tecla F4.

Por exemplo: Se você escrever =C3 e então apertar F4 automaticamente aparecerá escrito =$C$3. Aperte novamente o F4 e ficará =C$3, aperte F4 mais uma vez e ficará =$C3 e se apertar por uma última vez voltará a ser =C3.

Esta configuração de referência absoluta ou relativa é valida para qualquer função ou fórmula do Excel, Sem exceções.


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

E aí, o que achou?

Compartilhe

Destaques da Loja

Histórico de Cotações

Baixe cotações históricas de ações, índices, moedas, criptomoedas, commodities e fundos em mais de 50 bolsas de valores no mundo, direto no Excel. Selecione os parâmetros desejados e deixe o arquivo fazer o resto para você, de forma rápida, simples e organizada.

Saber mais »

Gerador de catálogos

Com o Gerador de catálogos do Função Excel você poderá criar catálogos personalizados de maneira muito fácil e rápida.

Os catálogos são gerados em formato PDF de forma automática, basta setar as configurações desejada e o arquivo fará tudo por você.

Gere seus catálogos e alavanque suas vendas.

Saber mais »

Planilha de Controle Uber, Cabify & 99 Pop

Com a Planilha de Controle Uber, Cabify & 99 Pop você terá total controle de seus ganhos e gastos como motorista, sabendo de onde vem e para onde vai seu dinheiro.
Com esta planilha você terá em detalhes todo o fluxo de dinheiro que envolve seu trabalho como motorista, e poderá controlar melhor sua renda.

Saber mais »