Gráfico de Termômetro

Leia também...

Contagem de valores únicos

Contagem de valores únicos O Excel é uma ferramenta incrível, sou suspeito pra falar, mas admito que ainda faltam algumas coisas, algumas funções que ainda

Ler »

Erros de Fórmula

Erros de Fórmula Existem 5 erros de fórmulas diferentes no Excel. Cada uma com seu próprio nome e apresentação visual ao usuário. Aprenda aqui quais

Ler »

Gráfico de Termômetro

O gráfico de termômetro é bastante atrativos, visualmente falando, e muito fácil de ser entender, além de ser muito versátil dentro do Excel, podemos usá-lo para medir dados de temperatura (obviamente), atingimento de metas, satisfação de clientes, resultado de pesquisas… enfim, praticamente qualquer coisa. Então veja como fazer. (Clique aqui e veja outro gráfico super interessante que fiz na Páscoa deste ano.)


Ferramentas necessárias

Para fazer um gráfico de termômetro você vai precisar de:

  • Um gráfico de barras.
  • Um círculo colorido.
  • Um dado que tenha um limite máximo e mínimo bem definido (de 0% a 100% por exemplo).

Montando o termômetro

Passo 1

O primeiro passo é ter um dado (e apenas um) que tenha seu limite mínimo e máximo bem definidos. Uma ideia é transformar um dado normal em percentual, que varie de 0% a 100%.

Passo 2

Selecione o dado escolhido e insira um gráfico de barras normal.

termometro-1

Passo 3

Selecione o gráfico recém criado e clique com o botão direito sobre o eixo vertical. Em seguida vá na opção Formatar eixo.

termometro-2

Serão exibidas as Opções de Eixo na parte direita da tela. Na primeira opção, onde diz Mínimo, insira o valor mínimo que o seu dado possui. E na segunda opção, onde diz Máximo, insira o valor máximo de seu dado.

termometro-3

Feito isso você pode fechar as Opções de Eixo.

Passo 4

Selecione o gráfico e remova todos os Elementos do Gráfico. Talvez depois você decida deixar alguns deles, mas por enquanto vamos remover todos.

termometro-4

Passo 5

Selecione o gráfico, vá na aba formatar no menu principal do Excel e em Contorno da forma, escolha a opção sem contorno.

termometro-5

Passo 6

Redimensione o gráfico, deixando-o mais fino, mais parecido com um termômetro.

termometro-6

Passo 7

Insira uma forma de círculo na base do gráfico e utilize nela as mesmas cores que você deixou no gráfico, para parecer ser uma coisa só.

termometro-7

Selecione o círculo e faça para ele o mesmo que fez para o gráfico no passo 5.

Pronto! Agora você já tem um termômetro no Excel.

Sempre que o dado mudar o termômetro mudará junto. Uma ideia boa é alterar as cores do termômetro deixando-o vermelho, para parecer mais com um termômetro tradicional. Outra ideia é deixar o eixo vertical de dados visível, para saber qual “temperatura” o termômetro está marcando.

Tente criar seu próprio termômetro e vá brincando com as cores e demais formatações visuais. Veja abaixo um que fiz.

termometro-8


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

 

E aí, o que achou?

Compartilhe

Planilhas prontas

Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018

Com o Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018 do Função Excel, você terá um planilha super confiável, segura, fácil de mexer e de visual super profissional para controlar o bolão com seus amigos, familiares e principalmente, os colegas de trabalho.

Saber mais »

Leia também...

Composição de custos

Calcule e analise todos os custos diretos da produção de seus produtos, seja qual for o tamanho da sua empresa e seu ramo de atuação.

Gere relatórios detalhados que exibem a composição do custo de cada produto, de forma individual ou conjunta. Melhor precifique seus produtos mantendo uma margem de lucro de que você deseja.

Faça simulações com preços de insumos e veja o impacto de cada um na composição total de seu produto final.

Saber mais »