Negócios, por que o Excel é tão importante?

Por que o Excel é importante para os negócios?

Leia também...

Horas negativas no Excel

Horas negativas no Excel Já mostramos aqui no Função Excel a como somar horas continuamente, você pode ver este artigo clicando aqui. Desta vez veremos como exibir

Ler »

Negócios, por que o Excel é tão importante?

O Excel tornou-se parte da rotinas de muitas empresas em todo o mundo. Atualmente, ele é utilizado para fins diversos em empresas de diferentes áreas. Geralmente ele é aplicado em atividades relacionadas às finanças. Suas fórmulas personalizadas podem ser usadas em cálculos de relatórios trimestrais, semanais e anuais.

Esse software de planilhas também é útil para manter o controle de leads de vendas, relatórios de status do projeto e relatórios de faturas. Em ciências, o Excel permite trabalhar com fórmulas estatísticas e gráficos.

A seguir, listamos mais motivos que explicam por que o Excel é importante para os negócios.

Agendamento de trabalhos

Atribuir tarefas de trabalho aos membros da equipe é um dos trabalhos mais importantes dos gerentes.

Esse encargo deve ser realizado pelos gerentes de modo eficiente para que os prazos estipulados para o projeto sejam respeitados e sua entrega seja efetuada com sucesso ao cliente. Para isso, é possível utilizar o recurso Agendamento, disponível no software de planilha.

Esses cronogramas podem ser codificados por cores e são projetados de forma a ser atualizados automaticamente se houver alguma mudança no cronograma de tarefas e atividades.

Contabilidade Financeira Básica

Muitas empresas de pequeno e médio porte usam o Excel para realizar suas atividades contábeis. Eles podem criar um programa básico de contabilidade ou livro-caixa que lhes permita acompanhar as transações financeiras da companhia.

Para ampliar sua eficiência, os contadores podem inserir seus depósitos e despesas em cada linha, de forma bem parecida com o que é feito nos livros de contabilidade tradicionais. Dessa forma, os contadores também têm a flexibilidade de criar gráficos ao longo do tempo para comparar as receitas e despesas comerciais.

Acompanhamento de vendas de produtos

O Excel permite que os usuários de pequenas empresas mantenham um controle completo das vendas de seus produtos. Ao fazer isso, os proprietários de pequenas empresas podem planejar com eficiência os planos que aumentarão suas vendas no mercado.

Mantendo um controle completo do produto, os pequenos empresários têm uma ideia clara sobre o andamento do negócio durante o período de tempo determinado e também os ajuda a identificar as tendências de vendas altas e baixas.

Com a análise de regressão, é possível estender uma linha de tendência em um gráfico além dos dados reais para prever valores futuros.

Retorno do Investimento

Utilizando o Excel, é possível rastrear o retorno do investimento com precisão. O ROI dá ao empresário uma indicação clara de quantos investimentos foram feitos no negócio e quanto é o lucro obtido pelo negócio.

Se o empresário estiver mantendo o controle completo das vendas, ele também terá uma ideia sobre quanto tempo leva para alcançar níveis de equilíbrio ou de lucro adicional.

Dados do cliente

Estabelecimentos e organizações de pequenas empresas usam a planilha Excel para armazenar informações de contato de seus clientes e fornecedores.

Essas planilhas funcionam como um banco de dados de clientes para essas empresas, que podem usar essas informações para entrar em contato com seus consumidores.

A vantagem de armazenar essas informações na planilha é que, mesmo que ela seja atualizada ou novos campos sejam adicionados à ela, isso não afeta o conteúdo presente nas demais células da planilha.

O Excel provou ser vantajoso para diferentes atividades comerciais no dia a dia. Por isso, ter conhecimento nesse software tornou-se essencial para agilizar os negócios na rotina de trabalho e alcançar melhores resultados.

Acompanhe nosso site e aprenda tudo sobre fórmulas, funções e demais recursos do Excel!

E aí, o que achou?

Compartilhe

Destaques da Loja

Histórico de Cotações

Baixe cotações históricas de ações, índices, moedas, criptomoedas, commodities e fundos em mais de 50 bolsas de valores no mundo, direto no Excel. Selecione os parâmetros desejados e deixe o arquivo fazer o resto para você, de forma rápida, simples e organizada.

Saber mais »

Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018

Com o Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018 do Função Excel, você terá um planilha super confiável, segura, fácil de mexer e de visual super profissional para controlar o bolão com seus amigos, familiares e principalmente, os colegas de trabalho.

Saber mais »