Minigráficos

No Excel é possível visualizar os dados das planilhas em forma de gráfico, deixando a leitura dos dados mais fácil e atraente aos olhos. E tipo de gráfico é o que não falta. Temos gráficos de linha, de barras, colunas, pizza, área, radar, superfície, velas e pontos, isso sem contar que podemos mesclar mais de um tipo de gráfico em um só. Todos estes acessíveis no menu principal em Inserir > Gráficos. (Clique aqui para aprender a fazer seu primeiro gráfico no Excel).

Bom, talvez isso você já sabia. Mas já ouviu falar dos Minigráficos?


Os Minigráficos no Excel

Minigráficos são pequenos gráficos que se encaixam no tamanho de uma célula e apresentam somente a evolução dos dados, sem escalas, sem legendas, sem títulos, sem frescura, apenas o que interessa.

Estes gráficos podem ser do tipo linha, colunas ou ganhos/perdas.

Minigráficos-1


Montando um Minigráfico

Montar um destes gráficos não é muito diferente de montar um gráfico normal.

Primeiro você precisará de uma base de dados, mas não muito grande, os minigráficos não apresentam um bom resultado com séries de dados muito grandes.

Selecione a sua série de dados e no menu principal do Excel (parte superior) vá em Inserir e depois selecione o tipo de mini gráfico que deseja fazer.

Minigráficos-4

Conforme a imagem acima mostra, uma janela será aberta perguntando pela fonte de dados e pelo local onde quer exibir o gráfico. Caso já tenha selecionado o intervalo dos dados no passo anterior, então este campo já estará preenchido. Basta escrever o endereço, ou selecionar, a célula onde deseja colocar o minigráfico.

Veja abaixo um exemplo de utilização.

Os dados exibem 6 equipes de um campeonato onde aquele que perde uma partida perde 1 ponto, o que ganha a partida, ganha 1 ponto e os que empatam não ganham nem perdem nada.

Minigráficos-3

Aqui foi utilizado um minigráfico do tipo ganhos/perdas.


Observações

Se deseja copiar o minigráfico atente para os $ que você utilizou quando o estava montando. Clique aqui se não sabe para que serve o símbolo $.

Grupos de minigráficos: Ao invés de copiar um minigráfico tente arrastá-lo selecionando o canto inferior direito dele. Dessa forma será criada um grupo de minigráficos que podem ser editados conjuntamente.

Editando e excluindo minigráficos: Não se consegue apagar um minigráfico como se apaga o conteúdo de uma célula normal. Para isso aperte com o botão direito do mouse sobre o minigráfico e vá na opção minigráfico.


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

E aí, o que achou?