Lista suspensa com valores únicos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Leia também...

Máximo/Mínimo e Maior/Menor

Máximo/Mínimo e Maior/Menor Em alguns casos o Excel possui funções que servem para praticamente a mesma coisa, mas e que diferem somente na forma de escrever

Ler »

Somar horas

Somar horas Quem já tentou fazer um controle de hora no Excel deve ter se deparado com este problema, a soma de horas dentro do

Ler »

Montar lista suspensas no Excel deixa nossos arquivos muito mais elegantes e principalmente, fáceis de utilizar. As listas suspensas permitem que limitemos as opções de escolha do usuário para somente as escolhas possível para um determinado dado, além de facilitar o preenchimento informando ao usuário quais as opções existem. Bom, eu tenho certeza que você também conhece uma série de outras utilidades para as listas suspensas no Excel.

O problemas destas listas é que elas devem ser baseadas em um conjunto de células, ou palavras que escrevemos dentro do menu de validação de dados. o que significa que estas listas não podem ser baseadas em listagens com valores repetidos, e nem podem conter uma lista de tamanho dinâmico.

E é justamente isso que iremos solucionar aqui, como criar uma lista suspensa com valores únicos somente, baseada em uma lista que contém valores duplicados, e que ainda é dinâmica, se a lista de origem aumenta ou diminui, se são incluídos ou removidos itens, a lista suspensa irá acompanhar essas mudanças e atualizar automaticamente.

Duas soluções apresentadas

Vou apresentar duas soluções para o problema mencionado acima, são elas.

  1. Solução sem o uso de Macro VBA e nem o uso de função matricial (o CTRL + SHIFT + ENTER).
  2. Solução usando apenas Macro VBA.

Vídeo explicativo

Este problema, no atual momento do Excel, não é muito simples de ser resolvido. Existe uma promessa da Microsoft que em breve trará novas funções ao excel, função essas com possibilidade de uso de áreas de tamanho dinâmico e que resolvem esse problema muito facilmente. Mas enquanto isso não chega ao público em geral, nos viramos com o que temos.

O vídeo abaixo é uma verdadeira aula de Excel, jamais disse isso de nenhum outro vídeo postado no canal do Função Excel, mas esse vale o destaque. O conteúdo do vídeo não é simples e você precisará prestar bastante atenção no que é explicado, em especial na solução sem o uso de macros.

Dada a complexidade da solução, este será um dos poucos posts em que não apresento a explicação em escrito, é simplesmente mais fácil de acompanhar pelo vídeo. Divirta-se.

E aí, o que achou?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Planilhas prontas

Histórico de Cotações

Baixe cotações históricas de ações, índices, moedas, criptomoedas, commodities e fundos em mais de 50 bolsas de valores no mundo, direto no Excel. Selecione os parâmetros desejados e deixe o arquivo fazer o resto para você, de forma rápida, simples e organizada.

Saber mais »

Leia também...

ANALISE

ANALISE é um sistema completo de análise econômico-financeira contábil e gerencial para empresas de todos os segmentos e portes que tenha uma contabilidade atualizada e fidedigna.

As análises são feitas através do correto preenchimento das informações advindas da contabilidade da sua empresa nas interfaces do sistema, basta preencher que o arquivo fará o cálculo dos principais indicadores econômicos financeiros pra você.

Tenha os números da sua empresa estruturados em telas dinâmicas de análise e potencialize o seu processo de tomada de decisões.

Saber mais »
Logo - Ícone

COMPARTILHE COM O MUNDO

Gostou do artigo? Não seja egoísta, compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

VOCÊ ESTÁ POR DENTRO?

Junte-se a lista de e-mails do Função Excel

Inscreva-se agora