Função MÁXIMOSE e MÍNIMOSE

Leia também...

Função MÁXIMOSE e MÍNIMOSE

Se você já é familiarizado com o Excel deve saber que as duas funções no título deste artigo não existem. Pois bem, recentemente me perguntaram no trabalho se era possível fazer uma fórmula no Excel onde se pudesse obter o valor máximo de um intervalo dado algum critério. A resposta é SIM. É possível fazer esta conta, mas para isso vamos ter de utilizar uma fórmula matricial pois o Excel não possui uma função MÁXIMOSE (clique aqui para saber mais sobre funções matriciais).

Caso você utilize o Office 365, o Excel já vem com as funções MÁXIMOSES e MÍNIMOSES, que são mais fáceis de se utilizar e entender do que o que é mostrado aqui. Caso seu Excel não possua essas funções, continue lendo.

Com preguiça de ler? Assista ao vídeo! Ou continue lendo mais abaixo.


MÁXIMOSE

Vamos precisar, obviamente, da função MÁXIMO e da função SE e fazer um mix delas (clique aqui para conhecer a função SE).

Na imagem abaixo temos uma série de vendedores, os produtos vendidos por cada um deles e a quantidade. O que queremos é identificar qual o produto que cada um dos vendedores mais vendeu.

Na célula H3 colocarei a seguinte fórmula:

{=MÁXIMO(SE($B$3:$B$11=F3;$D$3:$D$11))}

Escreva sem as chaves {} e aperte CTRL + SHIFT + ENTER para indicar ao Excel que se trata de uma fórmula matricial, as chaves aparecerão automaticamente.

Funciona assim:

Cada célula do intervalo B3:B11 será testada para ver se o valor contido é igual ao nome do vendedor, F3, caso sim então será feita a busca do valor máximo do intervalo D3:D11.

Em outras palavras, se o nome do vendedor for igual ao procurado então a célula correspondente da coluna D entrará na análise para determinar qual o valor máximo.

Agora é só arrastar a fórmula de H3 até H5 e pronto. Já sabemos qual a quantidade máxima que cada vendedor vendeu.

Máximose-2

Resta agora saber a que marca as quantidades se referem.

Aqui vou utilizar a fórmula ÍNDICE + CORRESP (clique aqui para conhecer) porém também de forma matricial, pois não poderei simplesmente buscar o valor e corresponder a marca por termos valores repetidos na coluna D. Note que a maior quantidade de venda do vendedor Alonso é a mesma do vendedor Conceição, porém em marcas diferentes, e que o valor máximo de venda do Lopes é o mesmo que a venda de duas marcas do Conceição.

A fórmula matricial terá de utilizar INDICE + CORRESP + SE, esta última para determinar o vendedor.

A fórmula fica assim:

{=ÍNDICE($C$3:$C$11;CORRESP(H3;SE($B$3:$B$11=F3;$D$3:$D$11);0))}

Escreva sem as chaves {} e aperte CTRL + SHIFT + ENTER para indicar ao Excel que se trata de uma fórmula matricial, as chaves aparecerão automaticamente.

Funciona da mesma forma que a fórmula ÍNDICE + CORRESP tradicional (clique aqui para conhecer) porém temos uma condicional, SE, que condiciona a função CORRESP. Ao invés desta procurar em todo o intervalo de D3:D11 irá procurar somente nas células deste intervalo que têm correspondência com o nome do vendedor procurado, F3.

Máximose-3


MÍNIMOSE

A possível função MÍNIMOSE funciona da mesma forma que a MÁXIMOSE mostrada acima, porém no lugar da função MÁXIMO coloca-se a função MÍNIMO, só isso.


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

E aí, o que achou?

Compartilhe

Planilhas prontas

Gerador de catálogos

Com o Gerador de catálogos do Função Excel você poderá criar catálogos personalizados de maneira muito fácil e rápida.

Os catálogos são gerados em formato PDF de forma automática, basta setar as configurações desejada e o arquivo fará tudo por você.

Gere seus catálogos e alavanque suas vendas.

Saber mais »

Leia também...

Histórico de Cotações

Baixe cotações históricas de ações, índices, moedas, criptomoedas, commodities e fundos em mais de 50 bolsas de valores no mundo, direto no Excel. Selecione os parâmetros desejados e deixe o arquivo fazer o resto para você, de forma rápida, simples e organizada.

Saber mais »