Extrair última ou primeira palavra de uma célula

Leia também...

Função Matricial

Função Matricial Se você já possui alguma prática com o Excel é provável que já tenha ouvido falar em algum momento de função ou fórmula

Ler »

Módulo de um número

Módulo de um número Definir o módulo de um número, ou seu valor absoluto, nada mais é do que tornar um número negativo em positivo,

Ler »

Extrair última ou primeira palavra de uma célula

Aqui vai uma dica super rápida, na verdade foi uma pergunta que recebi e achei tão interessante e já me deparei em situações onde eu mesmo queria fazer isso, então acredito que outros possam se beneficiar disso.

A situação é, você possui uma ou várias células com algumas palavras contidas dentro delas, mas por algum motivo você precisa extrair última ou primeira palavra de uma célula e quer fazer isso via fórmula, afinal fazer uma a uma é muito demorado.

Tem um bônus também caso você esteja precisando extrair as 2 últimas ou primeiras palavras, ou o número de palavras que for.

Pois muito que bem, vamos as soluções.

Vídeo explicativo

O vídeo abaixo explica tudo no detalhe, mas se preferir, é só continuar a leitura mais a baixo.

Como extrair somente a primeira palavra de uma célula

A fórmula e a lógica que utilizaremos aqui é basicamente a mesma para a primeira e para a última célula, então como exemplo vamos usar uma célula com o conveniente texto: Função Excel

E vamos, de maneira automática, via fórmula, extrair para uma outra célula somente a primeira palavra contida nessa célula, neste caso a palavra Função.

A fórmula que utilizarem na célula C3 será:

=ARRUMAR(ESQUERDA(SUBSTITUIR(B3;" ";REPT(" ";100));100))

Entendendo a fórmula

Vamos por partes

Primeiro a função SUBSTITUIR substitui no texto de B3 todos os espaços por mil espaços, isso acontece com ajuda da função REPT, que repete um espaço em branco mil vezes. Então é como se o nosso texto de B3 ficasse assim:

Função - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Excel

Os tracinhos ali são pra representar os espaços, mas imagine que existe agora cem espaços entre todas as palavras.

Em seguida a função ESQUERDA busca os cem caracteres à esquerda desse texto todo, ou seja, imaginando que a primeira palavra nunca terá mais de mil caracteres, essa função buscará a primeira palavra mais um monte de espaços, mas nunca chegará até a segunda palavra. No nosso exemplo ficaria:

Função - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Imagine agora que esses tracinhos são 94 espaços, que são 100 menos os 6 caracteres da palavra Função.

E para finalizar, a função ARRUMAR dá o toque final, retirando todos os espaços extras desse texto todo, resultando apenas na primeira palavra, Função.

Como extrair somente a última palavra de uma célula

O funcionamento aqui é exatamente o mesmo explicado acima para extrair somente a primeira palavra de uma célula, a única mudança é que trocamos a função ESQUERDA pela função DIREITA, assim em D3, utilizaremos:

=ARRUMAR(DIREITA(SUBSTITUIR(B3;" ";REPT(" ";100));100))

Como extrair mais de uma palavra

Se você é ligeirinho, manjador observador, já deve ter sacado como fazer com que mais de uma palavra do início ou no final de um conjunto de palavras dentro de uma célula sejam extraídas. Mas… caso você não tenha sacado ainda, não fique triste, estamos aqui para ajudar mesmo 🙂

Vou usar como exemplo extrair as 2 primeiras palavras de um célula, e neste caso mudarei as palavras do nosso exemplo de Função Excel para algo mais apropriado, Função Excel é demais hehehe.

A fórmula que utilizaremos é basicamente a mesma lá de cima, mas vamos alterar o número de caracteres que a função ESQUERDA deve buscar, não mais 100 caracteres, mas 200, assim teremos:

=ARRUMAR(ESQUERDA(SUBSTITUIR(B3;" ";REPT(" ";100));200))

Note que a função REPT continua adicionando 100 de espaçamento, mas a função ESQUERDA que mudou pegando 200 caracteres. Assim, quando esta última entrar em ação o resultado que teremos será:

Função - - - - - - - - - - - - - Excel - - - - - - - - - - - - -

Onde o primeiro conjunto de tracinhos terá 100 espaços, e o segundo conjunto de tracinhos terá 89 espaços, que é 200 menos 6 (Função), menos 100 (primeiro conjunto de espaços), menos 5 (Excel).

E depois, novamente, a função ARRUMAR remove todos esses espaços desnecessários.

Assim, se você quiser buscar as 3 primeiras palavras, é só mudar na função ESQUERDA para 300 caracteres, ou 400 para as 4 primeiras palavras, e assim por diante. O mesmo pode ser utilizado para as últimas palavras, só lembrando de trocar a função ESQUERDA pela função DIREITA.

Note porém que, todas essas fórmulas se baseiam na ideia de que nenhuma palavra tem mais de 100 caracteres ou que nem chegam perto disso. caso por algum motivo você tenha palavras muito extensas é só aumentar esses números proporcionalmente que a função continuará funcionando normalmente.


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

E aí, o que achou?

Compartilhe

Destaques da Loja

Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018

Com o Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018 do Função Excel, você terá um planilha super confiável, segura, fácil de mexer e de visual super profissional para controlar o bolão com seus amigos, familiares e principalmente, os colegas de trabalho.

Saber mais »

Doação

Quer ajudar o Função Excel a se manter no ar, ou sente que merecemos um carinho por ter te ajudado a resolver algum problema com Excel? Que tal fazer uma doação?

Para doar mais que R$5,00 altere a quantidade de “compra” para que o número seja multiplicado por R$5,00.

Saber mais »

Histórico de Cotações

Baixe cotações históricas de ações, índices, moedas, criptomoedas, commodities e fundos em mais de 50 bolsas de valores no mundo, direto no Excel. Selecione os parâmetros desejados e deixe o arquivo fazer o resto para você, de forma rápida, simples e organizada.

Saber mais »