Exponencial com SOMARPRODUTO

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Leia também...

O poder do asterisco

O poder do asterisco Imagine as seguintes situações: Em uma base vocês tem a razão social de alguns clientes ou fornecedores e quer somar o

Ler »

Esta não é a primeira vez, e certamente não será a última que falamos da função SOMARPRODUTO aqui no site e nos nossos vídeos no YouTube. Isso não acontece com qualquer função, já que a maioria tem uma certa limitação de formas de serem usadas, não é bem o caso da SOMARPRODUTO.

Já vimos ela ser utilizada para calcular média ponderada, para fazer um “PROCV” com múltiplos critérios, e substituindo o PROCV e a união de ÍNDICE + CORRESP para busca de dados. Agora veremos a como fazer cálculo exponencial com SOMARPRODUTO.

Exponenciação no Excel

A função padrão para cálculo exponencial no Excel não é a SOMARPRODUTO, mas sim a função POTÊNCIA, o que como sabemos significa o mesmo que exponencial.

Essa função, POTÊNCIA, funciona bem, mas é limitada a um número por vez, isso é, você só pode pegar um valor eleva-lo a potência de um outro valor, e sinceramente, até o momento de escrever esse artigo, eu particularmente nunca havia utilizado essa função, pois é simplesmente mais fácil só usar o símbolo matemático de potência dentro do Excel para obter o mesmo resultado, digitando menos. Vejamos um exemplo.

Digamos que queremos elevar 2 a potência de 3, utilizando a função POTÊNCIA, que tem os seguintes argumentos, POTÊNCIA(núm; potência) a nossa função ficaria:

POTÊNCIA(2; 3) = 8

Convenhamos, é muito mais rápido, e fácil usar apenas:

2^3 = 8

O sinal do acento circunflexo resolve o problema muito mais rápido.

Quando usar SOMARPRODUTO faz sentido

Como vimos, caso tenhamos uma série de dados que precisem ser elevados a uma mesma potência, ou a potências diferentes, teríamos que usar colunas auxiliares, fazer o cálculo para cada número individualmente e depois somar tudo.

É aqui que SOMARPRODUTO entra, a base dessa função, como seu nome já diz, é somar o produto (resultado) de uma série de multiplicações, tudo isso numa só função, pequena, porém robusta, e é claro, tudo em uma única célula. Esta função, multiplica e soma, uma série de valores uns com os outros.

Vídeo explicativo

O vídeo abaixo mostra todo o uso da SOMARPRODUTO para cálculo de exponencial, tanto o texto quanto o vídeo te darão o conhecimento necessário para usar a função desse modo.

Exemplos práticos

Vamos fazer uma série de exemplo de exponenciação conjunta e para todos eles utilizaremos a mesma base de dados exibida na imagem abaixo.

Tenha em mente também que, todas as nossas contas não queremos apenas elevar um valores a um potência específica, mas somar o resultado de todas elas.

Elevando tudo a uma mesma potência

Para elevar todos os valores a potência de 2 podemos criar uma coluna auxiliar (Coluna C da imagem) e elevar cada um dos números, por fim, utilizando a função SOMA obtemos a soma do produto das exponenciações (célula B9).

A coluna D mostra quais as fórmulas usadas na coluna C. E a célula F5 mostra qual a fórmula usada na célula F3, onde temos a SOMARPRODUTO.

Fórmula utilizada: SOMARPRODUTO(B3:B8^2)

Elevando cada valor a uma potência diferente

Aqui não teremos escapatória, somos obrigados a criar ao menos uma coluna auxiliar, onde colocaremos qual é o número da potência, mas ainda assim, economizaremos em relação a fazer tudo manual.

Mais uma vez, a imagem abaixo mostra a diferença de fazer isso manualmente e com a SOMARPRODUTO.

A coluna E mostra as fórmulas utilizadas na coluna D, a célula G5 mostra a fórmula da célula G3, e a coluna C é a potência a que cada número da coluna B é elevado.

Fórmula utilizada: SOMARPRODUTO(B3:B8^C3:C8)

Elevando cada um a uma potência, depois multiplicando por um outro número e então somando tudo

Vamos adicionar mais uma camada de cálculo agora, após já termos o resultado da exponenciação, iremos multiplicar este produto por um outra valor, e só então somar o resultado de tudo.

As três primeiras colunas não apresentam cálculo nenhum, a coluna F mostra as fórmulas da coluna E, a célula H5 mostra a fórmula da célula H3.

Fórmula utilizada: SOMARPRODUTO(B3:B8^C3:C8;D3:D8)

E aí, o que achou?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Planilhas prontas

Planilha de Controle Uber, Cabify & 99 Pop

Com a Planilha de Controle Uber, Cabify & 99 Pop você terá total controle de seus ganhos e gastos como motorista, sabendo de onde vem e para onde vai seu dinheiro.
Com esta planilha você terá em detalhes todo o fluxo de dinheiro que envolve seu trabalho como motorista, e poderá controlar melhor sua renda.

Saber mais »

Leia também...

Gerador de catálogos

Com o Gerador de catálogos do Função Excel você poderá criar catálogos personalizados de maneira muito fácil e rápida.

Os catálogos são gerados em formato PDF de forma automática, basta setar as configurações desejada e o arquivo fará tudo por você.

Gere seus catálogos e alavanque suas vendas.

Saber mais »
Logo - Ícone

COMPARTILHE COM O MUNDO

Gostou do artigo? Não seja egoísta, compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

VOCÊ ESTÁ POR DENTRO?

Junte-se a lista de e-mails do Função Excel

Inscreva-se agora