Escondendo os erros das fórmulas e funções

Se você já tem alguma prática com o Excel já deve ter se deparado com alguns erros em suas fórmulas e funções.

O que é perfeitamente normal de acontecer, as vezes montamos a fórmula de algum jeito errado e não nos demos conta, ou fazemos alguma alteração nos nossos dados que acabam estragando uma fórmula que estava pronta, funcionando perfeitamente.

Seja qual for o motivo do erro aparecer existe uma função que resolve todos seus problemas.

Mas antes de chegar a ela, vamos primeiro entender porque os erros aparecem, e porque nem sempre são os mesmos.

Entendendo os erros de fórmulas e funções

Aqui vai uma lista e as explicações do porque acontecem. O que é importante pois identificando o porque do erro ter acontecido, fica bem mais fácil solucionar.

#N/D – Acontece quando a informação que você está tentando buscar não existe. Por exemplo quando você usa a função PROCV e o valor procurado não existe no intervalo que você selecionou.

#VALOR! – Acontece quando a fórmula ou função não está correta de acordo com o argumento necessário. Por exemplo, um argumento da função está esperando um número e você insere um texto.

#REF! – Acontece quando você deleta uma célula da planilha que fazia parte de uma unção ou fórmula, fazendo com que a mesma perca a referência da célula.

#DIV/0! – Acontece quando você tenta dividir algo por 0 (zero) ou alguma célula em branco (vazia).

#NÚM! – Aparece quando você tenta utilizar um argumento que não é válido para a função.

#NOME? – Aparece quando você tenta utilizar um nome de função que não existe ou um texto sem as aspas dentro de uma função ou fórmula.


Escondendo os erros com SEERRO

Está função não é recomendada sempre, pois ela esconderá os erros e você pode não perceber que aquela célula, que aparentemente está normal, na verdade contém um erro.

A função é bastante simples e pode ser utilizada junto com qualquer outra função do Excel, formando uma fórmula.

=SEERRO(valor; valor_se_erro)

Onde:

valor → Qualquer célula, fórmula ou função. É aquilo que você quer verificar se é erro ou não.

valor_se_erro → É o que você quer que a célula exiba caso o valor seja erro, podendo ser qualquer coisa, número, texto, função, fórmula ou referência a uma célula.

A SEERRO funciona da seguinte maneira: A função avalia se a célula, fórmula ou função inserida no argumento valor é um erro ou não, caso seja, a função retorna o que for inserido e valor_se_erro caso contrário ela retorna o próprio valor que estiver no primeiro argumento, valor.

Veja o exemplo.

Escondendo os erros das fórmulas e funções-2

Usei a função PROCV para procurar pela França entre os países do BRICS. Como a França não faz parte desse bloco e não está na tabela a função não foi capaz de encontrá-la, e por isso retornou um erro #N/D. Para remover esse erro e substituí=lo pelas palavras ‘Não Existe’ utilizei a função SEERRO da seguinte forma:

valor → Função PROCV (ou seja o resultado dela que é um erro #N/D).

valor_se_erro → “Não Existe”. O texto que escolhi para aparecer.

Poderia ter usado qualquer outro texto ou número ou até mesmo ter deixado em branco colocando apenas “” (abre e fecha aspas sem nada no meio).

função SEERRO é normalmente mais utilizada quando temos uma lista de dados e precisamos fazer alguma conta ou conferência que seria muito trabalhoso arrumar os erros um a um. Por exemplo se tivermos uma lista de números e temos de usar o valor que está nelas como o divisor em alguma conta. Caso algum desses números for 0 (zero) teremos um erro do tipo #DIV/0! o que podemos facilmente remover, usando um SEERRO(contaqualquer;0) de forma que sempre que o resultado for um erro, será exibido o número 0 (zero), sem atrapalhar alguma análise posterior que precise ser feita com esses dados.


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

E aí, o que achou?