Rastrear precedentes e dependentes

Essa acontece direto, pelo menos comigo. Alguém te passa um arquivo para você dar uma olhada, mas como não foi você quem criou o arquivo você leva algum tempo para entender o que está ali, em especial as fórmulas, que te tomam um tempo para entender de onde estão vindo as referências.

Em muitos casos selecionar a célula onde está a fórmula e apertar F2 já resolve o problema, como mostra a imagem abaixo.

Prescedente Dependente-1

 

Mas em outros casos as referências não estão todas visíveis na tela e o F2 não dá conta do recado.

É aí que entra o CTRL + [


CTRL + [

O funcionamento é simples, selecione uma célula qualquer que possua algum tipo de referência a outra célula e aperte CTRL + [. Automaticamente o Excel te levará até a célula que está sendo utilizada naquela função/fórmula. Este atalho serve para rastrear as células precedentes a célula selecionada.

Prescedente Dependente-2

Alternativamente tente CTRL + SHIFT + [ caso a opção anterior não resolva, esta buscará mostrar todas as células precedentes.


CTRL + ]

Este funciona ao contrário, ao invés de selecionar uma célula para buscar qual referência ela utiliza, com este atalho você identifica qual célula está utilizando a célula selecionada, rastreia as células dependentes a célula selecionada.

Prescedente Dependente-3

 

Alternativamente tente CTRL + SHIFT + ] caso a opção anterior não resolva, esta buscará mostrar todas as células dependentes.


Observação

Estes são atalhos de para uma funcionalidade do Excel que pode ser encontrada na aba FÓRMULAS do menu principal. A diferença é que ao utilizar esta ferramenta (não o atalho) o Excel desenha setas que indicam de onde vem e para onde vão os fluxos das referências.

Prescedente Dependente-4

Para ver mais atalho úteis clique aqui.


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

E aí, o que achou?