Controle de horas noturnas

Leia também...

XL Protesto Manager

XL Protesto Manager O primeiro e único jogo de gerenciamento de protesto está aqui!!! É exatamente isso que você leu, XL Protesto Manager te coloca

Ler »

Valor Presente e Valor Futuro

Valor Presente e Valor Futuro Calcular o valor futuro e o valor presente no Excel pode ser um pouquinho complicado caso você não saiba exatamente como estes dois são

Ler »

Erros de Fórmula

Erros de Fórmula Existem 5 erros de fórmulas diferentes no Excel. Cada uma com seu próprio nome e apresentação visual ao usuário. Aprenda aqui quais

Ler »

Controle de horas noturnas

Esta não é a primeira vez que falamos sobre controle de horas aqui no Função Excel, temos pelos menos outros 3 artigos tradando de assuntos relacionados a horas no Excel, vou deixar o link de todos eles no final deste parágrafo. Pois bem, mais um artigo sobre horas e neste vamos tratar de algo específico, que são funcionários com horário noturno, em especial aqueles que começam a trabalhar na noite de um dia e encerram seus expedientes na manhã do dia seguinte, se você tem de fazer esse tipo de controle, sabe que a matemática por trás não é tão óbvia assim, vamos a ela.

Vídeo explicativo

Abaixo deixo um vídeo onde explico toda a ideia por trás dessa forma de controlar a hora de funcionários com horário noturno, caso preferir, pode seguir a leitura mais abaixo.

Entendendo o problema do horário noturno

O problema que queremos contornar aqui é, como calcular o saldo de horas de um funcionário que começa a trabalhar na noite de um dia e encerra seu expediente na manhã do dia seguinte. A matemática lógica de Hora de Saída – Hora de Entrada (hora de saída menos hora de entrada) parece não funcionar nesse caso, o Excel nos retorna um erro quando fazemos isso, conforme mostra a imagem abaixo.

O motivo real que isso acontece é que para o Excel as horas são apenas números (número mesmo), uma forma de ver isso é escrever um horário numa célula, exemplo 5:00, e depois mudar a formatação da célula para número, e você entenderá o que quero dizer, como mostro na imagem.

Como podemos notar, o número que representa a nossa 5:00 é menor do que o número que representa 21:00, e quando subtraímos uma de outra, obtemos um número negativo (não parece fazer sentido), como não existem horas negativas, temos um erro na nossa fórmula.

Controlando horário noturno – Solução 1

Já aviso que eu particularmente prefiro essa solução do que a segunda mais adiante, mas acho que vale a pena deixar ambas, talvez você prefira a segunda.

Bom, na primeira solução o que faremos é adicionar 12 horas nessa nossa matemática para ambos os horários (entrada e saída). E o motivo de fazermos isso é muito simples, sabemos que quando tentamos subtrair uma hora maior de uma hora menor, no nosso exemplo subtrair 21h de 5h obtemos um erro, mas quando fazemos o contrário, subtrair uma hora menor de uma hora maior, o erro não ocorre e a matemática acontece corretamente.

Assim adicionando 12h para ambos os horários, estaremos convertendo eles para suas horas opostas, ou seja:
5:00 + 12:00 = 17:00

21:00 + 12:00 = 9:00

Note que agora podemos fazer a subtração desejada, e o intervalo entre as duas horas permanece sendo o mesmo.

Então nossa fórmula ficaria assim:
Hora de saída + TEMPO(12,0,0) – Hora de entrada + TEMPO(12,0,0)

Ou, simplificando:
Hora de saída – Hora de entrada + TEMPO(12,0,0)*2

Não vá pensando que você pode arrancar aquela multiplicação por 2 e usar TEMPO(24,0,0) que não vai dar certo, tem que ser TEMPO(12,0,0)*2 mesmo.

Vejamos o resultado.

Controlando horário noturno – Solução 2

Uma hora exibida numa célula do Excel nunca é somente uma hora, além de ser essencialmente um número, como vimos mais acima, é também uma data. Ou seja, sempre que você insere uma hora numa célula do Excel, você também está inserindo uma data junto, sem saber. Para verificar que isso acontece, insira uma hora qualquer numa célula, e mude a formatação da célula para data com hora, confira na imagem como fica (mesmo exemplo das 21:00 e 5:00).

Então, quer dizer que estamos tentando subtrair não só uma hora qualquer de uma outra hora qualquer menor, estamos subtraindo um período de tempo (data e hora) maior de um menor, isso é de fato impossível. Então a segunda solução seria mudar a data do horário de saída do funcionário, que é o que de fato acontece, ele começa a trabalhar na noite de um dia e encerra o trabalho na manhã do dia seguinte, não na manhã do mesmo dia, pois ele não consegue voltar no tempo (até onde sabemos).

Fazendo isso, alterando a data da segunda célula, não precisamos modificar nosso cálculo intuitivo em nada, basta fazer uma célula menos a outra e o cálculo estará correto, confira na imagem (Você pode trocar a formatação de volta para somente horas depois que continuará funcionando).


Acompanhe o Função Excel

facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

E aí, o que achou?

Compartilhe

Destaques da Loja

Planilha de Controle Uber, Cabify & 99 Pop

Com a Planilha de Controle Uber, Cabify & 99 Pop você terá total controle de seus ganhos e gastos como motorista, sabendo de onde vem e para onde vai seu dinheiro.
Com esta planilha você terá em detalhes todo o fluxo de dinheiro que envolve seu trabalho como motorista, e poderá controlar melhor sua renda.

Saber mais »