Como fazer uma lista suspensa

Leia também...

Dia dos Namorados

Dia dos Namorados Feliz dia dos Namorados!!! Para esta data especial para muitos apaixonados o Função Excel desenvolveu uma planilha que prova matematicamente que o amor

Ler »

Como fazer uma lista suspensa

Trabalhar com Excel significa visualizar e analisar dados. bom ao menos está é a ideia né, talvez você tenha encontrado outras funcionalidades para o programa de planilhas. Mas bem, supondo que você o utiliza com a finalidade para qual foi criado, é certo que muitas vezes queremos acelerar nossas análises e visualização utilizando uma lista suspensa de opções, contidas todas numa única célula, onde quando selecionamos uma das opções da lista suspensa, uma série de dados correspondentes aquela opção são exibidas. Pois bem, neste artigo você vai aprender a como fazer uma lista suspensa para suprir esta sua necessidade.

Como criar uma lista de seleção – Vídeo

Como praxe aqui no Função Excel, aqueles com preguicite aguda de ler, podem assistir ao vídeo abaixo, que está tudo explicado lá, caso preferir seguir com a leitura, é só seguir mais abaixo.

O que é uma lista suspensa

No Excel, uma lista suspensa também pode ser chamada de lista de validação de dados, esse na verdade é o nome oficial na ferramenta, já que para criar uma lista suspensa precisamos utilizar a ferramenta de validação de dados com a opção lista.

Pois bem, lista suspensa nada mais é do que uma lista com itens selecionáveis que é exibida ao pressionar de um botão dentro de uma mesma célula, conforme mostra a imagem.

Como criar uma lista suspensa

Para criar a nossa lisa suspensa, partiremos da tabela na imagem abaixo, onde temos as informações salariais de diferentes setores de uma empresa fictícia.

Nossa lista suspensa será baseada nos diferentes setores da nossa empresa, de forma que, a lista conterá todos os diferentes setores e, conforme selecionados serão exibidas as informações correspondentes.

Selecionamos a célula H2, que é onde queremos colocar nossa lista suspensa, e vamos no menu superior do Excel em Dados e em seguida em Validação de Dados, conforme a imagem mostra.

Uma nova janela será aberta, com 3 abas, selecionaremos a primeira delas, Configurações, e no primeiro campo desta janela, Permitir, selecionaremos a opção Lista.

Assim que selecionamos a opção Lista a janela ganhará uma nova opção chamada Fonte, e é aqui onde incluiremos os itens que incluirão nossa lista suspensa. Para o exemplo em questão, poderíamos escrever dentro do campo Fonte: Vendas; Compras; Almoxarifado; Contabilidade; Recursos Humanos
Que são os 5 setores da nossa empresa fictícia (note que foram separados por ponto e vírgula), irá funcionar perfeitamente, mas… é muito mais fácil simplesmente selecionarmos as células onde estes nomes estão. Então, selecionamos o campo Fonte e depois marcamos as células que contém o nome dos diferentes setores da empresa $B$3:$B$7, veja como fica na imagem.

Depois disso é só apertar em OK e está feito, selecione a célula onde você incluiu a lista suspensa, e notará que uma setinha aparecerá, clique na seta e lá estará sua lista suspensa.

Agora para o toque final, como buscar as informações referentes ao item selecionado na lista suspensa. Bom, não tem segredo nenhum, é só usar um PROCV normal, usando como valor procurado a célula onde está a lista suspensa.

Como o foco aqui é a lista suspensa somente, te deixo com a imagem final com todos os PROCVs já feitos, além de suas fórmulas descritas aqui em baixo. Caso ainda não conheça o uso da função PROCV, sugiro muito que leia este artigo aqui.

H2: Lista suspensa
H3: =PROCV($H$2;$B$3:$E$7;2;0)
H4: =PROCV($H$2;$B$3:$E$7;3;0)
H5: =PROCV($H$2;$B$3:$E$7;4;0)

Atalho Útil

Pode chegar o momento em que você ache chato ter que ir com o mouse, clicar na setinha pra abrir a lista e depois selecionar a opção desejada. Uma solução é utilizar o atalho Atl + Seta para baixo que fará a lista abrir, e você pode continuar utilizando as setar, cima e baixo, para selecionar a opção desejada e apertar Enter quando a encontrar.

Como remover uma lista suspensa de uma célula

Para isso, você tem basicamente duas opções, deletar a célula, e quando digo isso não me refiro a apagar o conteúdo da célula, mas a célula em si, só que isso também pode desconfigurar o restante da sua planilha.

A segunda forma é, selecionar a célula onde está a validação de dados, abrir novamente o menu de Validação de Dados e selecionar a opção Limpar Tudo.


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

E aí, o que achou?

Compartilhe

Destaques da Loja

Doação

Quer ajudar o Função Excel a se manter no ar, ou sente que merecemos um carinho por ter te ajudado a resolver algum problema com Excel? Que tal fazer uma doação?

Para doar mais que R$5,00 altere a quantidade de “compra” para que o número seja multiplicado por R$5,00.

Saber mais »

Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018

Com o Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018 do Função Excel, você terá um planilha super confiável, segura, fácil de mexer e de visual super profissional para controlar o bolão com seus amigos, familiares e principalmente, os colegas de trabalho.

Saber mais »