Como criar um Gerador de passwords aleatórias em Excel?

Leia também...

Função Matricial

Função Matricial Se você já possui alguma prática com o Excel é provável que já tenha ouvido falar em algum momento de função ou fórmula

Ler »

Macro para gerar números aleatórios

Macro para gerar números aleatórios Gerar números aleatório no Excel não é nada complicado, temos as funções ALEATÓRIO e a ALEATÓRIOENTRE. A primeira delas retorna um número aleatório entre

Ler »

Como criar um Gerador de passwords aleatórias em Excel?

O Excel é um programa incrível, e hoje vamos aprender mais uma funcionalidade que pode ter: gerador de senhas. Abaixo vamos ensinar como você pode criar um gerador de passwords aleatórias, confira!

Mais abaixo deixo o arquivo Excel utilizado neste artigo, para download, mas primeiro vamos tentar montar nós mesmos, afinal é praticando que se aprende.

Vamos começar? Primeiro, a partir da célula B3 para baixo, insira os nomes das células: ‘comprimento’, ‘letras maiúsculas’, ‘letras minúsculas’, ‘algarismos’ e ‘caracteres especiais’. Tudo sem as aspas! Ignore a célula B8, insira palavra ‘Password’, ou ‘Palavra-chave’ na B10 e ‘Aperte a tecla F9 para gerar outra password’ na célula B11.

Na célula C3, insira o número 16, ou a quantidade de caracteres alfanuméricos que desejar utilizar nas suas passwords. Nas quatro células seguintes, (para baixo), insira a palavra ‘Sim’  (sem as aspas).

Nas células de D4 até D7, insira os dados correspondentes, para facilitar deixo abaixo os dados, é só copiar e colar. Você pode fazer alterações, mas o padrão seria esse aí.

D4= ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXWYZ
D5= abcdefghijklmnopqrstuvxwyz
D6= 1234567890
D7= #@$%&(){}[]*!?<>

Outra coisa que precisamos preparar são os geradores de caracteres aleatórios, no nosso exemplo vamos permitir que nosso arquivo gere passwords de até 20 caracteres.

Assim, nas células de H3 até H22 insira os números de 1 a 20 (um em cada célula), e reserve as células de I3 à I22, usaremos elas em seguida.

Funções

Para começar, vamos construir uma sintaxe que vai incluir todos os caracteres que vamos utilizar. A fórmula para fazer isso parece meio complicada, mas é só um pouco longa. Na célula B8, escreva:

=SE(C4="Sim";D4;"")&SE(C5="Sim";D5;"")&SE(C6="Sim";D6;"")&SE=(C7="Sim";D7;"")

O & serve para ligar as várias funções ‘SE’. O que esta fórmula faz é testar as quatro células para ver se está presente a palavra ‘Sim’. Se estiver, o conjunto de caracteres correspondente é utilizado. Se a célula contiver outra coisa que não ‘Sim’ (independente de a primeira letra ser maiúscula), o conjunto de caracteres não é utilizado.

Depois vamos criar as formulas que selecionam os caracteres aleatórios, essa fórmula você deve inserir na célula I3, e depois de pronta, pode copiar a fórmula e colar até a célula I22.

=SE(H3>$C$3;"";EXT.TEXTO($B$8;ALEATÓRIOENTRE(1;NÚM.CARACT($B$8));1))

Desconstruindo a fórmula, a função NÚM.CARACT devolve o valor do comprimento de qualquer valor, neste caso é o tamanho (número de caracteres) da frase que criamos anteriormente. A função ‘ALEATÓRIOENTRE’ devolve um número aleatório entre dois valores que lhe são dados. Nesse caso, é entre 1 e o valor do comprimento obtido com a função ‘NÚM.CARACT’. A função ‘EXT.TEXTO’ devolve uma parte do texto, nesse caso será apenas um dos caracteres ao acaso. E já a função SE, verifica qual a quantidade de caracteres que queremos na nossa senha, caso já tenhamos passado do número desejado, a função impede que as demais trabalhem e apenas resulta em uma célula em branco.

Ao apertar a tecla F9, o Excel refaz todos os cálculos e gera novos caracteres.

Agora que já geramos todos os caracteres do nosso password individualmente, tudo que precisamos é juntar isso numa mesma célula, então na célula D10 inserimos uma fórmula que un todas as células de I3:I22, da seguinte maneira:

=I3&I4&I5&I6&I7&I8&I9&I10&I11&I12&I13&I14&I15&I16&I17&I18&I19&I20&I21&I22

Apesar de parecer meio “cru” visualmente, o gerador de passwords está totalmente funcional. Sempre que apertar a tecla F9, será gerada uma password diferente, com o número de caracteres especificado na célula C3.

Pronto! Agora você pode usar o Excel para gerar passwords para todas as suas contas.

Download gerador de passwords em Excel


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

E aí, o que achou?

Compartilhe

Destaques da Loja

Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018

Com o Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018 do Função Excel, você terá um planilha super confiável, segura, fácil de mexer e de visual super profissional para controlar o bolão com seus amigos, familiares e principalmente, os colegas de trabalho.

Saber mais »