Atalhos úteis para acelerar o trabalho

Aqui estão alguns atalhos para acelerar seu trabalho no Excel, além de dar aquela sensação de que você é o mestre do para quem te olhar fazendo.

Alterar o conteúdo de uma célula com F2

Ao apertar a tecla F2 sobre uma célula qualquer o Excel entrará nesta célula indo diretamente ao final do que estiver escrito nela, pronto para que você edite o que estiver lá.

Selecionar toda coluna com Ctrl + Espaço

Ao apertar as teclas de atalho Ctrl e Espaço o Excel automaticamente selecionará toda a coluna que estiver ativa.

Selecionar toda linha com Shift + Espaço

Ao apertar as teclas de atalho Shift e Espaço o Excel automaticamente selecionará toda a linha que estiver ativa.

Excluir células, linhas e colunas com Ctrl + –

Ao apertar a tecla Ctrl e o sinal de – (menos ou subtração) você irá excluir toda coluna ou linha que estiver selecionada ou, caso esteja selecionando uma área menor que uma linha ou coluna inteira, um menu aparecerá para que você selecione o que e como deseja excluir.

Incluir células, linhas e colunas com Ctrl + +

Ao apertar a tecla Ctrl e o sinal de + (mais ou adição) você irá incluir uma nova coluna ou linha que estiver selecionada ou, caso esteja selecionando uma área menor que uma linha ou coluna inteira, um menu aparecerá para que você selecione o que e como deseja incluir.

Colocar e remover filtros com Ctrl + Shift + L

Quando você tem alguma planilha que seja ou aparente ser uma tabela com cabeçalho, ao selecionar qualquer célula desta tabela e apertar as teclas Ctrl e Shift e L o Excel automaticamente adicionará as setas de filtro no cabeçalho de sua tabela. Caso já exista o filtro ele será removido com o mesmo atalho.

Navegar entre planilhas com Ctrl + Page Up e Ctrl + Page Down

Quando sua pasta de trabalho do Excel contém mais de uma planilha (aba) você pode rapidamente alterar entre elas utilizando as teclas Ctrl e Page Up ou Ctrl e Page Down.

Abrir uma nova aba com Shift + F11

Ao apertar as teclas Shift e F11 uma nova planilha será criada rapidamente.

Abrir o Visual Basic (Macros) com Alt + F11

Se você costuma utilizar macro em suas planilhas, pode acessar rapidamente o editor com as teclas Alt e F11.

Menu rápido com Imagem da tecla de aplicativo

Esta tecla normalmente está ao lado da tecla windows Imagem da tecla do logotipo do Windows e funciona como o segundo botão do mouse. Mas é extremamente útil principalmente na hora de colar especial.

Você pode por exemplo (As teclas aqui são apertadas em sequência e não ao mesmo tempo):

Colar valores:  Imagem da tecla de aplicativo + V

Colar fórmulas: Imagem da tecla de aplicativo + F + Enter

Colar formatação: Imagem da tecla de aplicativo + F + F + Enter

Colar largura:  Imagem da tecla de aplicativo + S + L

Detre tantos outros, basta apertar o botão e passar o mouse sobre os ícones para ver quais os atalhos.

Filtrar com Alt + ↓

Quando se tem uma tabela com filtro e se deseja filtrar algo específico ao invés de ir com o mouse até a setinha e procurar o que deseja, basta apertar Atl e ↓ para que o menu abra automaticamente.

Desfazer com Ctrl + Z

Fez algo errado e quer voltar atrás? Basta apertar Ctrl e Z.

Repetir última ação Ctrl + Y

Se você acabou de pintar uma célula de amarelo, e quer repetir esse mesmo efeito para outras células, basta selecioná-las e apertar Ctrl e Y para que a última ação feita (pintar de amarelo) seja feito novamente mas agora nas células ativas.

Serve também para desfazer o efeito do Ctrl + Z. Ou seja, fez algo que não queria e apertou Ctrl + Z para voltar atrás, mas logo em seguida se deu conta que na verdade era exatamente aquilo que queria ter feito, basta apertar Ctrl + Y.

Atalhos de Menu com Alt + ……

Ao apertar a tecla Alt uma série de atalhos é exibida no menu superior do Excel, basta sair apertando as teclas que aparecem e você terá feito um atalho, se existe alguma função que use com frequência e precisa de um atalho, esta é a maneira certa de descobrir qual ele é.

Atalhos úteis para acelerar o trabalho

 

E aí, o que achou?