Arquivo CSV

Leia também...

Arquivo CSV

Em alguns casos, em especial aqueles que precisam trabalhar com uma base de dados, como por exemplo um índice de preços, ou outras informações governamentais, resultados de pesquisas, acabam tendo de encarar arquivos que parecem não muito amigáveis, de difícil manuseio, ou o conhecido formato de arquivo CSV. Arquivos que quando aberto no Excel apresentam toda a informação numa só coluna, tudo junto e misturado, e é aqui que bate o desespero, como separar o conteúdo de uma única célula em várias outras, de maneira rápida e fácil? É o que você vai aprender hoje, aqui.

O que é o formato de arquivo CSV

Comma-separated values (ou CSV) é um formato de arquivo que armazena dados tabelados, cujo grande uso data da época dos mainframes. Por serem bastante simples, arquivos .csv são comuns em todas as plataformas de computador.

O CSV é um implementação particular de arquivos de texto separados por um delimitador, que usa a vírgula e a quebra de linha para separar os valores. O formato também usa as aspas em campos no qual são usados os caracteres reservados (vírgula e quebra de linha). Essa robustez no formato torna o CSV mais amplo que outros formatos digitais do mesmo segmento.

Traduzindo para o português, CSV seria Valore Separados por Vírgula, e isso explica muita coisa, já que é assim mesmo que eles aparecem quando abrimos no Excel.

Vídeo sobre Arquivo CSV

Se bateu aquela preguiça de ler, segue o vídeo que explica tudo.

Como separar textos em várias células

Aqui vamos apresentar dois exemplos, um mais clássico e um outro que surgiu por dúvida de um dos usuários do Função Excel.

No primeiro deles, veremos como organizar os dados de um arquivo CSV que você baixou da internet com dados sobre a inflação, da qual você precisa muito para aquela sua análise sobre investimentos ou aquele seu trabalho para a faculdade, ou… por qualquer outro motivo que seja.

No segundo, iremos ver como solucionar problemas semelhantes aos gerados por arquivos CSV no Excel, porém que não podem ser resolvidos utilizando somente o método explicado para o primeiro exemplo. Basicamente, como separar textos que tem algo que se repete entre eles, mas que não existe uma vírgula separando um do outro, ou seja, não é exatamente um arquivo CSV.

A partir de um arquivo CSV tradicional

Neste exemplo usaremos dados do índice de preços ao consumidor da Nova Zelândia.

Porque da Nova Zelândia? você me pergunta. E eu te digo…. Porque não?

Assim que abrimos o arquivo nos deparamos com o monstro horrendo do CSV que não sabemos nem por onde começar, um monte de dados misturados, todos aglutinados na coluna A.

Calma, siga os passos abaixo que vai dar tudo certo

  1. Seleciona a coluna A como um todo
  2. No menu principal do Excel, vá em Dados > Texto para colunas
  3. Na tela que se abre, selecione a opção Delimitado, para entender mais sobre as duas opções, assista ao vídeo acima.
  4. Na próxima tela, à esquerda, em Delimitador, marque a opção Vírgula, e de cara você já irá notar que os dados na janela de pré-visualização já mostrarão os dados devidamente separados em colunas.
  5. Aperte em Concluir.

Os passos acima vão direto ao ponto, sem grande explicações sobre os outros pontos e funcionalidades da ferramenta Texto para colunas do Excel, para mais detalhes, assista ao vídeo acima.

Pronto, resolvido o problema, parabéns, você venceu o monstro do arquivo CSV.

A partir de dados sem separação evidente

Neste segundo exemplo usaremos uma série de URLs (endereços de sites) colocados todo numa mesma célula, e sem separação nenhuma como vírgula, ou qualquer outra coisa.

Porém, é possível notar que cada nova URL começa com https:// e podemos partir disso para fazer a separação por coluna, se não fosse um problema, a ferramente citada acima não permite inserir mais de um caractere como critério delimitador, e isso nos atrapalha um pouquinho.

O que vamos fazer nesse caso primeiro é substituir sempre que aparece https:// por algum texto que sabemos que não se repete em lugar nenhum da nossa célula. Eu poderia usar uma vírgula, “transformando” em um CSV e então utilizando novamente o Texto para colunas, funcionaria perfeitamente, mas só pra ser diferente vou substituir https:// por Ç. Note que a substituição TEM que ser por um caracter apenas.

Para fazer a substituição, selecione as células desejadas e aperte CTRL + U no teclado.

Na janela que se abre, no campo Localizar insira: https://

E no campo Substituir por, insira: Ç

Aperte em Substituir tudo, e pronto, agora abra novamente a ferramente de Texto para colunas (ver exemplo anterior) e no Delimitador, desmarque a opção Vírgula, e marque a opção Outros, e insira Ç.

Aperte em concluir, e pronto, problema resolvido.

E aí, o que achou?

Compartilhe

Planilhas prontas

Gerador de catálogos

Com o Gerador de catálogos do Função Excel você poderá criar catálogos personalizados de maneira muito fácil e rápida.

Os catálogos são gerados em formato PDF de forma automática, basta setar as configurações desejada e o arquivo fará tudo por você.

Gere seus catálogos e alavanque suas vendas.

Saber mais »

Leia também...

Planilha de Controle Uber, Cabify & 99 Pop

Com a Planilha de Controle Uber, Cabify & 99 Pop você terá total controle de seus ganhos e gastos como motorista, sabendo de onde vem e para onde vai seu dinheiro.
Com esta planilha você terá em detalhes todo o fluxo de dinheiro que envolve seu trabalho como motorista, e poderá controlar melhor sua renda.

Saber mais »